terça-feira, 30 de julho de 2013

Papa denuncia «eutanásia cultural» que exclui idosos e jovens


Rio de Janeiro, Brasil, 25 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje para o que chamou de “eutanásia cultural”, que leva à exclusão de idosos e jovens, durante um encontro com peregrinos argentinos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.
Segundo o Papa, o mundo atual está marcado por uma “filosofia e práxis de exclusão” dos mais novos e dos mais velhos, lamentando a existência de “uma geração que não tem experiência da dignidade ganha pelo trabalho” por causa do desemprego juvenil.
“Não se deixem excluir”, pediu aos presentes.
Francisco apelou ao respeito pelos idosos, dos quais falou como uma “reserva cultural" que transmite a "justiça, a história, os valores” e a “sabedoria dos povos”.
"E vocês, por favor, não se ponham contra os velhos, deixem-nos falar", declarou.
Perante milhares de jovens reunidos dentro de catedral, acompanhados por dezenas de milhares no exterior, o Papa disse esperar que a JMJ provoque “confusão” e reforçou a ideia de que a Igreja Católica “não pode ser uma ONG”.
“Quero que a Igreja saia à rua”, confessou.
Francisco defendeu que a civilização mundial “passou das marcas” na sua adoração ao “deus dinheiro” e lançou um apelo aos jovens: “Por favor, não liquidifiquem a fé em Jesus Cristo”.
Seguiu-se um momento de oração e o Papa abençoou uma imagem da Virgem de Luján, padroeira da Argentina, e a cruz de São Francisco, que percorrerão a sua terra natal.
Antes de sair da catedral, Francisco passou alguns minutos a cumprimentar os jovens argentinos que se tentavam aproximar dele.
Este momento não constava da agenda oficial inicialmente divulgada pela Santa Sé e foi incluído no programa do Papa a seu pedido.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário