terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pesquisa aponta que sobrepeso teria função protetora para idosos

Especialista ressalta em estudo a importância de se manter bons hábitos

01
Saúde. É fundamental manter hábitos de vida saudável e estar bem mental e emocionalmente, segundo pesquisadora

“A busca pelo peso ideal não pode ser uma obsessão. Hábitos saudáveis são a chave da longevidade”. A afirmação é da médica Alline Beleigoli, autora de uma pesquisa que revelou que, ao contrário do que vem sendo pregado nos últimos anos, o sobrepeso e a obesidade não estão relacionados a menos anos de vida. 
“A hipótese inicial era que os obesos morreriam mais cedo do que aqueles com peso normal”, diz a médica. No entanto, não foi isso que seu estudo constatou. “Quinhentos e vinte e um idosos morreram durante os anos de pesquisa. Proporcionalmente, os que tinham peso normal morreram mais, o que nos levou a crer que o sobrepeso tem uma função protetora em idosos”, relata Alline sobre a pesquisa, fruto de seu doutorado em ciências aplicadas à saúde do adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O trabalho usou dados do Estudo de Bambuí sobre Saúde e Envelhecimento, que acompanha os habitantes com idades acima de 65 anos da cidade no Oeste de Minas. Foram considerados 1.606 idosos, entre homens e mulheres. Desses, mais de 500 tinham sobrepeso e 180 eram obesos. Os participantes foram acompanhados por um período de dez anos, a partir de 1997.
Paradoxo. De acordo com a médica, os resultados da pesquisa reforçam o chamado “paradoxo da obesidade”, ou o fato de uma pessoa obesa poder, sim, ser saudável.
Além disso, o critério para determinar se a pessoa estava ou não acima do peso foi o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado dividindo-se o peso da pessoa por sua altura ao quadrado. “Apesar do IMC ser usado como medida de obesidade, ele reflete tanto a massa magra, muscular, quanto a massa gorda, e uma maior massa muscular é sabidamente um fator protetor contra morte”, explica.
Outros fatores, porém, foram determinantes na longevidade. “Segundo o nosso estudo, os que praticavam atividade física e não fumavam morreram menos”. Assim, ela recomenda que, antes de se preocupar com o peso, é fundamental “manter hábitos de vida saudável e procurar também estar bem mental e emocionalmente”, para garantir não só mais anos de vida, como uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário