terça-feira, 29 de outubro de 2013

Medicina milenar chinesa melhora desempenho de idosos e atletas

Estudo revela que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência


A busca por melhores resultados e um desempenho físico e mental é o objetivo de muitas pessoas ao longo da vida, já que a longevidade está associada diretamente a hábitos regrados e saudáveis. E a acupuntura, mais uma vez, mostra-se eficaz nesse sentido, já que em diversas ocasiões obtive melhoras na força máxima, na aceleração e na potência nos membros inferiores tanto em idosos como em atletas

Em minha tese de Mestrado em 2005, demonstrei tais melhoras estudando atletas velocistas do Rio de Janeiro, aplicando um protocolo, defendido e proposto em minha Tese, a fim de utilizar alguns pontos de acupuntura com o objetivo de melhorar a performance desse grupo, sem que fossem utilizadas quaisquer substâncias dopantes e proibidas. O resultado é que 100% dos atletas estudados melhoraram suas performances. 

Uma nova pesquisa divulgada recentemente vai ao encontro de minha tese. O estudo revelou que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência. Além disso, os pesquisadores descobriram que a acupuntura aplicada em pontos específicos de acupuntura aumenta a atividade antioxidante e diminui os índices de estresse oxidativo. 

Durante este estudo randomizado e controlado, os atletas de resistência receberam eletroacupuntura nas pernas uma vez ao dia, durante 15 dias, por um período de 30 minutos. Os resultados medidos mostram que a eletroacupuntura tem efeitos benéficos sobre a saúde humana, intervindo no processo de metabolismo de radicais livres em atletas. 

Resultados recentes 

Os pesquisadores mediram aumentos significativos na superóxido dismutase (SOD) e diminuições significativas no soro malondialdeído (MDA) nos atletas submetidos à prática de acupuntura. Superóxido dismutase são enzimas que têm efeitos antioxidantes importantes nas células e protegem as células contra a toxicidade, exercendo potentes respostas anti-inflamatórias farmacológicas. Além disso, a acupuntura aumentou com sucesso este importante bioquímico na corrente sanguínea dos atletas. 

A acupuntura também mostrou níveis mais baixos de malondialdeído, um composto orgânico que é um marcador para o stress oxidativo. E o malondialdeído (MDA) está associado a patologias como desordens da córnea e da osteoartrite. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta o superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir para o seu efeito no alívio da fadiga atlético. 

Portanto, assim, podemos concluir mais uma vez que o método milenar da medicina chinesa não só previne como também contribui para uma vida mais saudável, uma performance melhor e uma longevidade perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário