quarta-feira, 15 de agosto de 2012

1.2 CARISMA E MISSÃO

1.2.1               CARISMA

1.2.1.1                   O estaleiro do Carisma

Em sentido religioso, carisma é toda a forma de presença do Espírito que enriquece o crente e o torna capaz de realizar um serviço, uma missão, para os outros. Tanto o carisma como a missão exprimem-se na existência através da espiritualidade, que consiste no modo de ser e de servir que conduz à identificação pessoal com Cristo.
As ciências sociais, quando falam de pessoas “carismáticas”, referem-se às pessoas que possuem determinadas qualidades capazes de influenciar um grupo de pessoas ou setores mais vastos da sociedade.
Na linguagem comum costumamos definir como “pessoa carismática” aquela que, no decurso da sua existência, deixa uma marca de si mesma na sociedade ou na história. O seu pensamento, o seu estilo de vida e as suas ações fazem com que a sua atuação tenha continuidade, na medida em que levam outras pessoas a viver de acordo com esse espírito.



1.2.1.2   Orientações


 S. João de Deus foi um homem carismático, quer em sentido religioso, quer em sentido sociológico. O seu modo de agir chamou a atenção de quantos o conheceram e, de qualquer modo, se sentiram atraídos pela força da sua dedicação total às pessoas mais necessitadas. O carisma da hospitalidade, com o qual João de Deus foi enriquecido por Deus, encarnou-se nele como uma semente que espalhou os seus frutos em tantos homens e mulheres que, através do tempo, continuaram a difundir a presença misericordiosa de Jesus de Nazaré, servindo as pessoas sofredoras, embora de modos diferentes.
As Constituições da nossa Ordem definem o Carisma da seguinte forma: “Em virtude deste dom, somos consagrados pela acção do Espírito Santo, que nos torna participantes, de maneira singular, do amor misericordioso do Pai. Esta experiência transmite-nos atitudes de benevolência e de dedicação, torna-nos capazes de cumprirmos a missão de anunciar e realizar o Reino entre os pobres e os doentes; transforma a nossa existência e faz com que, através da nossa vida, se torne manifesto o amor especial do Pai pelos mais fracos, que nós procuramos salvar segundo o estilo de Jesus.” (Cost 2b)
Os Irmãos e os Colaboradores participam no Carisma de João de Deus. Os Irmãos vivem-no com a sua consagração religiosa, os Colaboradores que se identificam com a fé cristã vivem-no com a sua consagração batismal, e todas as pessoas que fazem parte da Família de S. João de Deus vivem-no partilhando e promovendo os valores da hospitalidade.

1.2.1.3   Fontes e aprofundamentos

§   Constituições da Ordem. Consultar o sítio da Ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os números 2 e 6a.
§   Estatutos Gerais da Ordem. Consultar o sítio da Ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os números 47; 87; 94.
§   Carta de Identidade da Ordem, Roma 1999. Consultar o sítio da Ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os capítulos 1 e 3.
§   Irmãos e Colaboradores unidos para servir e promover a vida, Roma 1992. Consultar o sítio da Ordem na Internet: www.ohsjd.org. – Especialmente os números 90-100; 110; 122-123.
§   Ir. Donatus Forkan, “O Rosto Mutável da Ordem” [Carta circular], Roma 2009. Consultar o sítio da Ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os pontos 2.3.3; 2.4.2 e 3.4.1.




1.2.1.4   Pronto-socorro na Província

Esta secção deve ser completada por cada Província.
Quem são os interlocutores aos quais dirigir-se relativamente a este tema?
Como e onde é possível encontrar material informativo na Província relativamente a este tema?


1.2.2   MISSÃO


1.2.2.1   O estaleiro da Missão

A Missão, consequência do carisma recebido, é o modo concreto de exprimir o serviço na Igreja e no mundo, em favor das pessoas que, no caso da Ordem, são os doentes, os pobres e os necessitados.
As Constituições da Ordem definem a Missão da seguinte forma: “Encorajados pelo dom que recebemos, consagramo-nos a Deus e dedicamo-nos ao serviço da Igreja na assistência aos doentes e aos necessitados, com preferência pelos mais pobres” (Cost. 5a)

1.2.2.2   Orientações

A missão da Igreja é a evangelização que consiste em anunciar a Boa Nova do Evangelho com palavras e obras, como fez Jesus Cristo, Bom Samaritano, que passou pelo mundo fazendo o bem a todos (cf. At 10,38) e curando toda a espécie de doenças e enfermidades (Mt 4, 23). Podemos dizer então que a Missão da Ordem consiste em “evangelizar o mundo da dor e do sofrimento, através da promoção de obras e organizações de saúde e/ou sociais, que prestem uma assistência integral à pessoa humana, segundo o estilo de S. João de Deus, nosso Fundador(CI 1.3).
Deste modo, a nossa Ordem, como fez João de Deus na cidade de Granada, leva por diante a sua missão através do exercício da hospitalidade, expressão fundamental e central da filosofia, do estilo e do património cultural e espiritual da Ordem. A parábola do Bom Samaritano é o ícone, a grande alegoria, da hospitalidade.
A Ordem realiza a sua missão através de centros próprios e das suas obras, agindo em favor das pessoas que sofrem como expressão do amor misericordioso de Deus. Por conseguinte,
§   Trabalhamos em hospitais próprios, colaborando na assistência do país e prestando os serviços necessários aos cidadãos.
§   Aceitamos os centros que nos são confiados, quando estão em consonância com o nosso carisma e os princípios da nossa identidade.
§   Criamos centros e organismos a favor dos marginalizados da sociedade que não são tutelados pela legislação.
§   Inserimo-nos nos lugares onde a pobreza se manifesta de modo evidente, enfrentando as suas necessidades.
§   Colaboramos com outras instituições para a promoção de uma vida mais digna, contribuindo assim para a melhoria da saúde pública.
A missão da Ordem, em todos os seus Centros e Obras Apostólicas espalhados pelo mundo, é levada por diante graças ao trabalho que os Irmãos e os Colaboradores – funcionários, voluntários e benfeitores – desenvolvem em conjunto para prosseguir o mesmo projeto de servir os doentes e quantos estão em necessidade, como fez o nosso inspirador e fundador, S. João de Deus.

1.2.2.3 Fontes e aprofundamento

§   Constituições da Ordem. Consultar o sítio da Ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os números 5, 44-49.
§   Estatutos Gerais da Ordem. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os números 20-21; 47-52.
§   Carta de Identidade da Ordem, Roma 1999. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os capítulos 1, 3 e 4.
§   Irmãos e Colaboradores unidos para servir e promover a vida, Roma 1992. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os números 63-68; 90-100; 110; 114-124.
§   Ir Donatus Forkan, “O Rosto Mutável da Ordem” [Carta circular], Roma 2009. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente 2.3; 3.1; 3.2, 3.4; 3.5; 3.6.

1.2.2.4   Pronto-socorro na Província

Esta secção deve ser completada por cada Província.
Quem são os interlocutores aos quais dirigir-se relativamente a este tema?
Como e onde é possível encontrar material informativo na Província relativamente a este tema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário