quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Glossário

Carta de Identidade

Este documento, publicado em 2000, pela Cúria Geral, descreve e define a identidade das Obras apostólicas da Ordem. Também a gestão carismática encontrou na Carta de Identidade a sua descrição e definição de base.

Colaboradores

O termo “Colaboradores”, no uso interno da Ordem, exprime uma atitude de fundo segundo o qual as pessoas que colaboram com a Ordem não são consideradas como meros trabalhadores, mas co-protagonistas e, por conseguinte, corresponsáveis, na realização da missão da Ordem. O termo “Colaboradores” é usado, além disso, em sentido muito amplo. Da mesma forma, são consideradas não só as pessoas que trabalham nos centros da Ordem, mas também os voluntários e os benfeitores.

Constituições

A Ordem dos Irmãos de S. João de Deus vive segundo a Regra de Santo Agostinho. Para codificar as suas necessidades particulares, a Ordem, desde o começo da sua atividade, dotou-se de Constituições que contêm os elementos constitutivos relativamente à vida dos Irmãos e à missão da Ordem. As Constituições são elaboradas e aprovadas pelo Capítulo Geral. Ver também a entrada Estatutos Gerais.

Estatutos Gerais

Os Estatutos Gerais são um Documento que integra as Constituições da Ordem e regulamentam a aplicação das mesmas. São elaborados e aprovados pelo Capítulo Geral. Ver também a entrada Constituições.

Família Hospitaleira de S. João de Deus

Entre a Ordem, enquanto instituto religioso legalmente reconhecido pela Igreja, e os seus Colaboradores foi-se instaurando ao longo do tempo uma ligação profunda. Este aspeto é documentado de modo específico no segundo capítulo dos Estatutos Gerais. As diferentes pessoas e os diversos grupos que se inspiram nos ideais de S. João de Deus constituem a Família Hospitaleira de S. João de Deus.

Gestão da qualidade

Esta expressão engloba substancialmente todas as medidas organizadas para melhorar produtos, processos e serviços de qualquer tipo. A gestão da qualidade é uma tarefa essencial no conjunto da gestão. Nalguns países, a gestão da qualidade é exigida como requisito legal nos centros clínicos e sociais. Os modelos mais difundidos da gestão de qualidade são os Modelos de excelência designados pelas siglas EFQM [European Foundation for Quality Management] e ISO 9001 [International Organization for Standardization].

Hospitalidade

Os religiosos Irmãos de S. João de Deus, além dos três votos clássicos – castidade, pobreza e obediência – emitem um quarto, o voto de hospitalidade. A hospitalidade dos Irmãos de S. João de Deus, contudo, não deve ser entendida no sentido comum do termo, mas interpretado à luz da Bíblia e na tradição de S. João de Deus.
A principal chave de interpretação da hospitalidade para os Irmãos de S. João de Deus é, na realidade, a vida do Fundador, S. João de Deus. Na Carta de Identidade da Ordem, afirma-se: As suas atitudes hospitaleiras surpreenderam, desconcertaram, mas funcionaram como faróis para indicar novos caminhos de assistência e humanidade aos pobres e doentes. A partir do nada, criou um modelo alternativo de ser cidadão, cristão, hospitaleiro a favor dos mais abandonados. Esta hospitalidade profética foi um fermento de renovação na assistência e na Igreja. O modelo joandeíno funcionou também como consciência crítica e guia sensibilizadora para novas atitudes e práticas de ajuda aos pobres e aos marginalizados. [3.1.8, nº 24].

Humanização

Outrora compromisso primário na ação de João de Deus, a humanização recebeu um novo e rico significado através do documento homónimo do Superior Geral Ir. Pierluigi Marchesi. Humanização significa, na Ordem, um estilo de assistência, de prestação de cuidados e reabilitação, e também de gestão, centrado na pessoa.

Missão da Ordem

Os institutos religiosos fazem hoje geralmente uma distinção entre vida dos Irmãos (vida religiosa) e missão da Ordem. Ao passo que a área “Vida dos Irmãos” se refere à vida espiritual e comunitária dos religiosos, a área “Missão da Ordem” refere-se ao serviço concreto, à missão apostólica da Ordem. Todos somos chamados a orientar a missão tendo em conta os sinais dos tempos, colocando no centro do nosso serviço os pobres, os doentes, os idosos e os deficientes. A nossa vocação primária e original, como Irmãos de S. João de Deus, consiste em oferecer um modelo alternativo de assistência segundo o estilo do nosso Fundador, S. João de Deus. A característica fundamental desse modelo é a de oferecer uma assistência que seja ao mesmo tempo altamente profissional e humana e que aproxime o homem de Deus. Ver também a entrada Hospitalidade.

Ordem dos Irmãos de S. João de Deus

A denominação canónica oficial dos Irmãos de S. João de Deus é: Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. Da Ordem fazem parte os religiosos, Irmãos de S. João de Deus, e os membros agregados. Ver também a entrada: Família Hospitaleira de S. João de Deus.

Responsabilidade social

Por responsabilidade social de empresa (em inglês, Corporate Social Responsibility) entende-se a integração de preocupações de natureza ética no âmbito da visão estratégica de empresa: trata-se do compromisso de as empresas, indo para além das leis e normas obrigatórias, contribuírem para um desenvolvimento sustentável, e é, portanto, uma manifestação do desejo das grandes, pequenas e médias empresas de gerirem eficazmente as problemáticas do impacto social e ético em si mesmas e nas áreas da sua atividade. Ver também os Livros Verdes sobre responsabilidades sociais na União Europeia.[1]

Valores da Ordem

O Capítulo Geral de 2006 solicitou ao novo Governo Geral que definisse de modo universal os valores da Ordem. O Conselho Geral cumpriu esse mandato em 2010 e o Superior Geral, com Carta circular de 11 de fevereiro do mesmo ano, comunicou a toda a Ordem os valores escolhidos: Hospitalidade – qualidade, respeito, responsabilidade e espiritualidade. Estes valores foram adaptados às diferentes realidades das Províncias e também, em parte, publicados em opúsculos temáticos.
A Hospitalidade é o nosso valor central que se exprime e concretiza noutros quatro valores guia, nomeadamente: qualidade, respeito, responsabilidade e espiritualidade.
Qualidade significa:
– excelência, profissionalismo, serviço integral (cuidados e assistência de tipo holístico), sensibilidade pelas novas necessidades, modelo de união com os Colaboradores, modelo assistencial de S. João de Deus, arquitetura e mobiliário acolhedores, colaboração com terceiros.
Respeito significa:
– respeito pelo outro, humanização, dimensão humana, responsabilidade recíproca entre Colaboradores e Irmãos, compreensão, visão holística, promoção da justiça social, envolvimento dos familiares.
Responsabilidade significa:
– fidelidade aos ideais de João de Deus e da Ordem, ética (bioética, ética social, ética de gestão), respeito pelo ambiente, responsabilidade social, sustentabilidade, justiça, distribuição equitativa dos nossos recursos. Por fim,
Espiritualidade significa:
– serviço de pastoral, evangelização, oferta espiritual para pessoas de outras religiões, ecumenismo, colaboração com paróquias, dioceses e outras confissões religiosas.

Vida religiosa

Nos institutos religiosos faz-se hoje geralmente uma distinção entre vida dos religiosos e missão do instituto. Ao passo que a vida dos religiosos (vida religiosa) se refere especificamente às dimensões espiritual e comunitária dos mesmos, a missão refere-se ao serviço concreto que o instituto realiza.


[1]           Cfr. http://europa.eu/legislation_summaries/employment_and_social_policy/employment_rights_ and_work_organisation/n26039_pt.htm.

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