quarta-feira, 15 de agosto de 2012

INTRODUÇÃO: “MANUAL DO UTILIZADOR” DA CARTA DE IDENTIDADE DA ORDEM

A Carta de Identidade da Ordem é um documento de importância fundamental para toda a Família de S. João de Deus, pois nela se definem as características mais importantes da nossa identidade: as nossas raízes e origens, a Hospitalidade que define o nosso carisma e a nossa missão, a nossa cultura e a nossa herança cultural, os nossos princípios éticos e a nossa filosofia, bem como os princípios e os valores em que assentam a assistência, a gestão, a administração e a investigação.
Desde a sua publicação, a Carta de Identidade foi um marco de referência dentro e fora da Ordem: abrange uma quantidade de temas e uma vasta gama de questões relevantes para a nossa missão e o nosso apostolado, oferece ideias e sugestões importantes para o desenvolvimento e promoção de laços de união no âmbito da Família de S. João de Deus, descreve e define os aspetos fundamentais daquilo a que chamamos “gestão carismática”. Por isso, tornou-se também um subsídio fundamental para a formação de Irmãos e Colaboradores.
Trata-se de um documento vivo e dinâmico que começa por indicar o que nos identifica em todos os tempos. Por conseguinte, deve ser revisto e atualizado de modo a oferecer sempre temáticas e reflexões atualizadas sobre a nossa instituição, preservando ao mesmo tempo os fundamentos sobre os quais ela se apoia.
Obviamente, para se poder compreender plenamente um documento desta natureza é fundamental possuir conhecimentos basilares sobre a Ordem e estar familiarizados com a sua linguagem. Foi por isso que considerámos necessário redigir este esboço de “Manual do Utente”, com a principal finalidade de ajudar todos os membros da Família de S. João de Deus a familiarizarem-se com a linguagem, a cultura, os fundamentos éticos e a filosofia da nossa Instituição como uma etapa preliminar, ou introdução, para um estudo mais completo da Carta de Identidade.
Este “Manual” não é uma síntese da Carta, mas um novo documento, mais breve, escrito numa linguagem mais acessível e com uma abordagem que obedece a critérios formativos, evidenciando os temas fundamentais tratados no documento. Esta nova publicação destina-se a todos os Colaboradores da Ordem, especialmente àqueles que não conhecem bem a Carta de Identidade, ou aos novos membros dos nossos Centros e Serviços, bem como a quantos transcorrem algum tempo connosco – pertencendo a outras instituições ou para adquirirem experiência prática connosco, como estagiários – e, em geral, a todos aqueles que desejam conhecer-nos. Este é um outro documento que apresentamos às Províncias, aos Centros e Serviços da Ordem para promover um conhecimento mais vasto e mais profundo dos nossos ideais e posições, para encorajar e promover a formação de toda a Família de S. João de Deus. Trata-se de um documento a ser amplamente difundido, tendo por detrás pessoas capazes de responder às perguntas que ele possa suscitar.
Gostaria de agradecer à Comissão que elaborou o documento, coordenada pelo Ir. Gian Carlo Lapic, por todo o seu trabalho. Não há dúvida que ele será de grande ajuda para toda a Família de S. João de Deus, levando mais pessoas a familiarizar-se com a nossa Carta de Identidade e a tornar a nossa Ordem mais e melhor conhecida e amada.
Ir. Donatus Forkan
Superior Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário