quarta-feira, 15 de agosto de 2012

2. VALORES DA ORDEM

2.1.      O estaleiro dos valores da Ordem

A Ordem definiu a Hospitalidade como o seu valor central.
A Hospitalidade concretiza-se nos quatro valores-guia seguintes:
þ  QUALIDADE, que se concretiza na excelência, profissionalismo, serviço integral, sensibilidade pelas novas necessidades, modelo de união com os Colaboradores, modelo assistencial de S. João de Deus, arquitetura e mobiliário acolhedores, colaboração com terceiros.
þ  RESPEITO, que se concretiza no reconhecimento do outro na sua complexidade, na humanização, dimensão humana, responsabilidade recíproca entre Colaboradores e Irmãos, compreensão, visão holística, promoção da justiça social, envolvimento dos familiares.
þ  RESPONSABILIDADE, que se concretiza na fidelidade aos ideais de João de Deus e da Ordem, ética (bioética, ética social, ética de gestão), respeito pelo ambiente, sustentabilidade, justiça, distribuição equitativa dos recursos.
þ  ESPIRITUALIDADE, que se concretiza no serviço de pastoral de assistência espiritual e religiosa, evangelização, oferta espiritual para pessoas de outras religiões, ecumenismo, colaboração com paróquias, dioceses, outras confissões religiosas.
A Hospitalidade abrange seja os valores humanos seja os valores cristãos. Isto permite a todos os colaboradores, quer partilhem a fé em Cristo quer não, poderem trabalhar nos centros e instituições dos Irmãos de S. João de Deus presentes no mundo inteiro.
Os Valores humanos manifestam-se em atitudes e comportamentos positivos que caraterizam uma pessoa com particular incidência na perseverança, na coerência, no espírito de serviço e no altruísmo. Com a ativação de tais comportamentos, é possível compreender plenamente os significados da verdade, da ação correta e do amor.
Os Valores cristãos testemunham a ligação à promoção e defesa da vida, ao respeito pela pessoa e ao amor de acordo com o espírito das bem-aventuranças.

2.2.              Orientações


Os Irmãos de S. João de Deus são diariamente confrontados, em todas as latitudes, com o sofrimento e as dificuldades da humanidade. Trata-se de sofrimentos que afetam a esfera das emoções dos membros da Família de S. João de Deus. A hospitalidade joandeína, através das ações concretas de cada um, pode incutir a coragem de acreditar que é possível, por meio do trabalho, dar um sentido ao viver quotidiano e remediar, em parte, o sofrimento, ativando percursos virtuosos de justiça e caridade.
Responder às necessidades de saúde das crianças, dos idosos, dos que sofrem e das pessoas assistidas nos centros dos Irmãos de S. João de Deus requer a ativação de uma responsabilidade subjetiva profunda. Reconhecendo no outro a projeção de nós mesmos, ativa-se uma relação empática com os assistidos e consegue-se dar ajuda e alívio, através de comportamentos, gestos e competências profissionais que concretizem os valores básicos da hospitalidade.
Desse modo, passa-se de uma posição de expectativa para a de protagonistas, deixando-nos impregnar pelo sofrimento, convictos de que ele não pode ser eliminado, mas que pode, certamente, ser aliviado. O mais alto chamamento aos valores humanos é a “compaixão” pela pessoa humana com quem nos cruzamos nas horas de trabalho e na vida.
Para as pessoas que acreditam nos valores da Ordem, pertencer à Família dos Irmãos de S. João de Deus pode contribuir para dar sentido ao próprio projeto de vida.
Os colaboradores que se identificam com a fé cristã, animados pelo amor que os impele a agir, seguindo a mensagem de Cristo, extraem da leitura do Evangelho todas as indicações necessárias para o seu caminho – na sociedade, na família e no trabalho. Para eles, colaborar com as Obras dos Irmãos de S. João de Deus representa um lugar ideal de testemunho no qual o confronto com o outro não produz medo do conflito mas responde à necessidade de encontro que produz frutos.
Os Irmãos de S. João de Deus e os colaboradores, inspirados pelos valores da hospitalidade, são um apoio no sofrimento e na dor. Guiados pela ética assistencial, através do profissionalismo e da empatia, orientam e educam para o respeito pela vida humana nas suas diferentes fases, desde o nascimento até à doença, da doença até à morte. Em síntese, “a pessoa humana”, com a sua identidade específica, única e irrepetível, está sempre no centro da ação de cura e de assistência.
Os trabalhadores dos Irmãos de S. João de Deus são formados para uma hospitalidade sem reservas. Acolhem os doentes, as pessoas assistidas e as suas famílias, através de uma hospitalidade:
þ  misericordiosa.
þ  solidária
þ  de comunhão.
þ  criativa.
þ  integral.
þ  geradora de voluntariado e colaboradores.
þ  profética.

2.3.              Fontes e aprofundamentos


þ  Carta de Identidade da Ordem: www.ohsjd.org
þ  Humanização – História e Utopia, Edições Velar.
þ  Evangelhos.
þ  Declaração Universal dos Direitos Humanos – Assembleia Geral das Nações Unidas, 10 de dezembro de 1948.


2.4. Pronto-socorro na Província

Esta secção deve ser completada por cada Província.
Quem são os interlocutores aos quais dirigir-se relativamente a este tema?
Como e onde é possível encontrar material informativo na Província relativamente a este tema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário