quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Exemplos práticos para a aplicação da matriz da gestão carismática (3.4.1.)

Três exemplos práticos ajudar-nos-ão a compreender melhor como a gestão carismática pode ser aplicada na prática quotidiana de um centro dos Irmãos de S. João de Deus, quer ao nível operacional, quer no plano pessoal dos membros da Família de S. João de Deus. Obviamente, as perguntas seguintes podem ser integradas e/ou ampliadas.
Reestruturação e reorganização de um departamento ou serviço
Competência técnica
    Têm-se em conta novos critérios (médicos, assistenciais, pedagógicos, psicológicos, geriátricos) ou copia-se apenas o que se fez no passado?
    Consideram-se elementos arquitetónicos e de asseio favoráveis à terapia?
Perfil humano
    Que valor se dá a um ambiente à medida do utente?
    Que valor se dá a um ambiente à medida do operador?
    É garantida a todas uma boa acessibilidade aos espaços comuns?
Perfil ético
    A planificação estrutural e a mobília respeitam o direito de autonomia dos doentes e/ou dos assistidos?
    A tutela dos dados (privacidade) e a esfera íntima estão garantidas?
Dimensão religiosa
    As capelas (oratórios, espaços litúrgicos) estão acessíveis a todos?
    Na reestruturação e reorganização são também tidos em consideração os critérios pastorais?


Mudança de cargos e passagem de competências num departamento ou serviço
Competência técnica
    São transmitidas informação precisas de caráter profissional?
    São considerados os níveis de tensão (stress) dos operadores na organização dos turnos/distribuição das tarefas?
Perfil humano
    Além dos aspetos técnicoprofissionais, são consideradas as exigências e necessidades humanas e sociais dos doentes e/ou assistidos?
    Solicita-se o envolvimento dos familiares?
    Dá-se espaço a emoções, medos, alegrias?
Perfil ético
    Estão garantidas a tutela dos dados (privacidade) e a esfera íntima?
    Discutem-se aspetos éticos que emergem na prática quotidiana?
    Esses aspetos são transmitidos à Comissão de Ética?
Dimensão religiosa
    O responsável pela pastoral é periodicamente convidado à passagem de competências?
    São transmitidas as informações necessária à equipa de pastoral?
    São considerados, pelo menos esporadicamente, elementos pastorais na passagem de competências?


Plano pessoal de formação contínua
Competência técnica
    Estou interessado em atualizar-me só do ponto de vista técnico?
    Estou aberto a novos temas ou só me dedico aos meus temas preferidos?
Perfil humano
    O meu plano considera também as expectativas justificadas dos meus colegas?
Perfil ético
    Empenho-me nos temas difíceis da ética ou espero que sejam os outros a ocupar-se deles?
Dimensão religiosa
    Estou interessado em conhecer elementos de outras religiões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário