quarta-feira, 15 de agosto de 2012

1.3. A FAMÍLIA HOSPITALEIRA

1.3.1    O estaleiro da Família Hospitaleira de S. João de Deus

S. João de Deus partilhou o dom que recebeu com pessoas de todas as classes sociais que, por sua vez, se sentiram contagiadas pelo seu modo de viver, de servir e de se dedicar a quem se encontrava em necessidade, de forma que deram início a um movimento de hospitalidade que teve continuidade no tempo até aos dias de hoje. 
O carisma e a obra iniciada pelo Fundador foram-se difundindo constantemente através do tempo, chegando também a quantos nem sempre estão animados pelos valores da fé cristã, e manifestaram-se numa criatividade admirável, segundo as diferentes épocas, os lugares, as diversas culturas e as necessidades dos doentes e de quantos sofrem.
Atualmente, temos consciência de que o carisma da hospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus ultrapassa o âmbito dos Irmãos, os quais estão abertos a partilhar o carisma, a espiritualidade e a missão com todos os Colaboradores, formando com eles a Família Hospitaleira de S. João de Deus.

1.3.2    Orientações

Obviamente, são diferentes o modo e o nível de participação: há pessoas que se sentem particularmente ligadas à Ordem através da sua espiritualidade e pertença à fé cristã; outras, pelo contrário, por participarem na missão e através do seu compromisso e do reconhecimento do projeto da Ordem; e há, por fim, as pessoas que participam mediante as suas competências profissionais, empenhando-se de modo efetivo no desenvolvimento do seu trabalho.
Na missão de servir os doentes e os pobres, os Colaboradores participam mais diretamente na vida da Ordem, embora em níveis diferentes. O mais importante é que o dom da hospitalidade, recebido por João de Deus, estabeleça laços de comunhão entre os Irmãos e os Colaboradores, que os leve a realizar a própria vocação e a serem para o pobre e o necessitado um sinal visível do amor misericordioso de Deus pelos homens.
Atualmente (2012), a Família Hospitaleira é composta por cerca de 1.150 Irmãos e mais de 50.000 Colaboradores, incluindo Trabalhadores e Voluntários, além de cerca de 300.000 benfeitores. Está presente nos cinco continentes, mais precisamente em 52 nações, com 300 Obras, nas quais todos os anos são assistidas mais de 20.000.000 de pessoas doentes ou que se encontram em situações de necessidade.
A Ordem orienta-se em dois âmbitos jurídicos: como organização que desenvolve uma tarefa específica na sociedade, baseando-se na legislação em vigor no País onde se encontra, e como instituição eclesial, fundada no Direito Canónico.
Seguindo o direito canónico, atualmente (2012) a Ordem está estruturada em 20 Províncias religiosas, 1 Vice-Província, 2 Delegações Gerais e 8 Delegações Provinciais. O Governo Geral da Ordem reside em Roma e é eleito durante o Capítulo Geral que se celebra de 6 em 6 anos. O Governo de cada Província ou Delegação é eleito durante o Capítulo Provincial e da Delegação, que se celebra de 4 em 4 anos, e reside no lugar designado para o efeito. As Províncias, Vice-Províncias e Delegações são formadas por Comunidades locais de Irmãos e Obras Apostólicas estabelecidas em determinados lugares para neles exercerem a missão da Ordem.
As presenças e o tipo de Obras são muito diferentes. Existem centros altamente especializados; centros de saúde mental e reservado a deficientes físicos e mentais; centros para doentes crónicos, idosos e doentes terminais; centros nos Países em desenvolvimento; centros para pessoas sem-abrigo e pessoas com diferentes tipos de dependências, estando a Ordem sempre aberta à promoção de Obras destinadas às novas necessidades. Para a gestão destas Obras, a Ordem colabora com as entidades públicas e outras instituições ou entidades – jurídicas, eclesiais e sociais – com as quais existe obviamente uma afinidade de visões e de finalidades. Noutros casos, a Ordem promove as suas Obras em lugares onde os Estados e as outras instituições não chegam, para cuidar e assistir as pessoas mais vulneráveis.

         
Mapa da Ordem com os países onde ela se encontra presente

1.3.3        Fontes e aprofundamentos


§   Constituições da Ordem. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente os números 23; 46; 51.
§   Estatutos Gerais da Ordem. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente o capítulo 2.
§   Carta de Identidade da Ordem, Roma 1999. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente o n. 7.3.2.
§   Irmãos e Colaboradores unidos para servir e promover a vida, Roma 1992. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org. – Especialmente o capítulo IV.
§   Caminho de Hospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus (Espiritualidade da Ordem), Roma 2004. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente o n. 30.
§   Ir. Donatus Forkan, “O Rosto Mutável da Ordem” [Carta circular], Roma 2009. Consultar o sítio da ordem na Internet: www.ohsjd.org – Especialmente o capítulo 3.

1.3.4       Pronto-socorro na Província

Esta secção deve ser completada por cada Província.
Quem são os interlocutores aos quais dirigir-se relativamente a este tema?
Como e onde é possível encontrar material informativo na Província relativamente a este tema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário